Sugestões de Leitura


A Menina de Vermelho
Aaron Frisch, Roberto Innocenti


Versão moderna do Capuchinho Vermelho em que Sofia, até chegar a casa da sua avó doente, terá que atravessar uma grande cidade recheada de perigos e atrações.Com ilustrações que convidam o leitor a perder-se em todos os seus detalhes e mensagens críticas. 



Os Lusíadas para gente nova
Vasco Graça Moura



Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade III. 

Um livro admirável em que Vasco Graça Moura, um dos mais destacados poetas portugueses, dialoga, em verso, com o texto camoniano, iluminando, esclarecendo e exaltando o canto originário. Através de um perfeito equilíbrio entre a reescrita modernizadora e a fidelidade à estrutura e aos significados da epopeia de Camões, Vasco Graça Moura assina uma obra indispensável a professores, educadores e jovens, para a compreensão fluída, correcta e abrangente de Os Lusíadas pelas novas gerações. 


O Senhor Pina
Álvaro Magalhães, Luiz Darocha



O Senhor Pina é um conjunto de dezasseis ficções que ergue um retrato íntimo, sensível e muito bem humorado do poeta Manuel António Pina, desde o seu modo peculiar de olhar e viver a vida e a literatura até à sua relação com Joanica-Puff, o Urso com Poucos Miolos que ele tanto admirava. E é tudo verdade ou não? Ou é tudo imaginação? É tudo verdade e não. E é tudo imaginação. 
Um livro infantojuvenil de Álvaro Magalhães onde Manuel António Pina assume o papel de personagem principal e que vai captar a atenção de miúdos e graúdos.


Como um Romance
Daniel Pennac


É sobejamente conhecido o desgosto com que os pais preocupados com a formação dos filhos costumam registar a inapetência destes para a leitura. Daniel Pennac, romancista, professor e pai de família, descreve neste ensaio cheio de humor, todas as perplexidades que usualmente assaltam os diversos intervenientes neste processo de conflitos surdos, temores, bloqueios e teimosias.
Acima de tudo, conforme se sublinha no presente livro, a leitura tem de ser um prazer e os leitores de hoje devem usufruir de alguns direitos inalienáveis.